Ao som de clássicos da música sertaneja raiz, interpretados pela Banda da Polícia Militar (11º BPM) de Pires do Rio, foi aberto o 1º Festival da Cachaça, Gastronomia e Cultura de Orizona na noite da quinta-feira (14/09). O evento, que marca a celebração do 167º aniversário do município de Orizona, acontece, segue até sábado (16), na Feira do Produtor da cidade. A entrada gratuita.
Durante a abertura oficial do festival, a bancada contou com apoiadores do evento, além de representantes da comunidade e personalidades da política local, como a representante do município, a deputada estadual Eliane Pinheiro, e o prefeito da cidade de Vianópolis, Issy Quinan Junior.
Para José Natal Barbosa, presidente da Associação de Produtores e Amigos da Cachaça de Orizana, o lançamento do festival foi um momento marcado pela emoção. "Neste momento, a emoção nos toma conta do coração. Principalmente porque falar de Orizona é falar das tradições e todas as manifestações culturais, não só da cachaça. É relembrar o passado. A cachaça não é algo que deve ser ligado a bebedeira. Ela é sentimento, é paixão. Assim, a vida é a melhor cachaça", disse.
Já para a primeira-dama de Orizona, Mara Marçal, o festival é um momento de união. "Essa festa foi preparada para nos unir, pra fazermos uma Orizona do jeito que a gente quer. Por isso, ela está sendo realizada com muito carinho, para atender a todos, de adultos a criança", afirmou.
"O nosso objetivo é prestigiar quem trabalha, quem produz, que são pessoas simples, mas que são trabalhadoras e honestas. Elas sabem trabalhar, mas não sabem vender o produto. E essa é uma preocupação nossa. Então, fomos incentivados pelo Governo e parceiros a criar e realizar esse festival. Eu quero ser sempre parceiro e trabalhar pelo meu município, pois rstamos aqui também pra comemorar a nossa cidade. Eu me orgulho muito de estar a frente de Orizona", completou o prefeito Joaquim Marçal.
Com o apoio do Governo de Goiás e do Sebrae, o festival conta com uma programação extensa, incluindo oficinas, palestras, degustações, apresentações artísticas e shows sertanejos. O primeiro dia do evento contou com a apresentação do grupo Os Originais, além dos talento femininos Érika Rodrigues e Lucy Marcelo.
Para encerrar a primeiro dia do festival, o público que Orizona, que compareceu em peso no evento, cantou e dançou com a dupla sertaneja Renan e Ray.
Orizona tem a cachaça como parte das raízes da história da cidade, contado com inúmeros alambiques. O 1º Festival de Cachaça, Gastronomia e Cultura de Orizona prevê valorizar a produção local da bebida.
Para o prefeito de Orizona, Joaquim Marçal, o festival oferece a visibilidade que a cachaça do município merece. "Orizona é sabidamente é produtora de cachaça desde 1870 e a cachaça de Orizona é conhecida em todo o Brasil, mas faltava divulgação e apoio para colocar nossa cidade, nossa cachaça, no lugar que ela merece. E é isso que está acontecendo com a realização desse festival.”
Outra intenção do evento é dar destaque e apoio a artistas locais. O 1º Festival da Cachaça, Gastronomia e Cultura de Orizona conta ainda com o apoio da Segov, Câmera Municipal de Orizona, Apacor, Valeza, Cresol, Acior, Oderich, SRO, Senar, JC Imóveis, Residencial Florença, Rádio Orizona, Agrogir, Agristar e Rádio Terra.
Texto gentimente cedido pela Jornalista Tetê Ribeiro - Goiânia-GO
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS NOTÍCIAS