X
CORONAVÍRUS
Postado em
22 de Setembro de 2017 em
Cultura
Público comparece em peso no primeiro dia do Festival de Cachaça de Orizona

Ao som de clássicos da música sertaneja raiz, interpretados pela Banda da Polícia Militar (11º BPM) de Pires do Rio, foi aberto o 1º Festival da Cachaça, Gastronomia e Cultura de Orizona na noite da quinta-feira (14/09). O evento, que marca a celebração do 167º aniversário do município de Orizona, acontece, segue até sábado (16), na Feira do Produtor da cidade. A entrada gratuita.

Durante a abertura oficial do festival, a bancada contou com apoiadores do evento, além de representantes da comunidade e personalidades da política local, como a representante do município, a deputada estadual Eliane Pinheiro, e o prefeito da cidade de Vianópolis, Issy Quinan Junior.

Para José Natal Barbosa, presidente da Associação de Produtores e Amigos da Cachaça de Orizana, o lançamento do festival foi um momento marcado pela emoção. "Neste momento, a emoção nos toma conta do coração. Principalmente porque falar de Orizona é falar das tradições e todas as manifestações culturais, não só da cachaça. É relembrar o passado. A cachaça não é algo que deve ser ligado a bebedeira. Ela é sentimento,  é paixão. Assim, a vida é a melhor cachaça", disse.

Já para a primeira-dama de Orizona,  Mara Marçal, o festival é um momento de união. "Essa festa foi preparada para nos unir, pra fazermos uma Orizona do jeito que a gente quer. Por isso, ela está sendo realizada com muito carinho, para atender a todos, de adultos a criança",  afirmou.

"O nosso objetivo é prestigiar quem trabalha, quem produz, que são pessoas simples, mas que são trabalhadoras e honestas. Elas sabem trabalhar, mas não sabem vender o produto. E essa é uma preocupação nossa. Então, fomos incentivados pelo Governo e parceiros a criar e realizar esse festival. Eu quero ser sempre parceiro e trabalhar pelo meu município, pois rstamos aqui também pra comemorar a nossa cidade. Eu me orgulho muito de estar a frente de Orizona",  completou o prefeito Joaquim Marçal.

Com o apoio do Governo de Goiás e do Sebrae, o festival conta com uma programação extensa, incluindo oficinas, palestras, degustações, apresentações artísticas e shows sertanejos. O primeiro dia do evento contou com a apresentação do grupo Os Originais, além dos talento femininos Érika Rodrigues e Lucy Marcelo.

Para encerrar a primeiro dia do festival, o público que Orizona, que compareceu em peso no evento, cantou e dançou com a dupla sertaneja Renan e Ray.

Orizona tem a cachaça como parte das raízes da história da cidade, contado com inúmeros alambiques. O 1º Festival de Cachaça, Gastronomia e Cultura de Orizona prevê valorizar a produção local da bebida.

Para o prefeito de Orizona, Joaquim Marçal, o festival oferece a visibilidade que a cachaça do município merece. "Orizona é sabidamente é produtora de cachaça desde 1870 e a cachaça de Orizona é conhecida em todo o Brasil, mas faltava divulgação e apoio para colocar nossa cidade, nossa cachaça, no lugar que ela merece. E é isso que está acontecendo com a realização desse festival.”

Outra intenção do evento é dar destaque e apoio a artistas locais. O 1º Festival da Cachaça, Gastronomia e Cultura de Orizona conta ainda com o apoio da Segov, Câmera Municipal de Orizona, Apacor, Valeza, Cresol, Acior, Oderich, SRO, Senar, JC Imóveis, Residencial Florença, Rádio Orizona, Agrogir, Agristar e Rádio Terra.

 

Texto gentimente cedido pela Jornalista Tetê Ribeiro - Goiânia-GO

 

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS NOTÍCIAS 

 

Imagens

COMPARTILHAR ESSA NOTÍCIA
Comentários