X
CORONAVÍRUS

Localização e Clima

O município de Orizona está localizado na mesorregião do Sul goiano, na microrregião de Pires do rio (Sudeste do estado de Goiás), também denominada região da Estrada de Ferro, estando a sede distante 135 km da capital do estado, Goiânia.  O município é limítrofe de Luziânia, Silvânia, Vianópolis, Pires do Rio, Ipameri e Urutaí.

 

A vegetação predominante é o cerrado, variando do campo cerrado até o cerradão, recortado por matas secas e de veredas. Os solos predominantemente são os latossolos, caracterizados pela profundidade, acides, bem drenados e pouco inclinados. Ocorrendo regiões de solos com grande fertilidade (culturas), mas com topografia mais acidentada. O relevo é caracterizado por terrenos planos, entrecortado por serras, típico do Planalto Goiano.

 

O clima da região é o tropical sazonal de inverno seco, com temperaturas médias em torno de 22 - 23ºC. e precipitação média anual de aproximadamente 1300 mm, concentradas entre os meses de outubro e março. A região é drenada pela bacia hidrográfica do Paraná, cortada pelo Rio Corumbá e seus afluentes e subafluentes. Destacam-se o rio Piracanjuba e o rio do Peixe, e os ribeirões Santa Barbara, Santana, Cachoeira e Santo Inácio.

 

Texto: Prof. Lic. Geog. César Augusto de Castro

  

 

Orizona

Fundação: 1850

Aniversário: 15 de setembro

Gentílico: Orizonense

População: 14.300 habitantes

Área: 1.972,884 km²

Bioma: Cerrado

Localização: ver mapa