CORONAVÍRUS

O porquê da Nova Educação

Secretaria Municipal de Educação

Vivenciando o Período de Pandemia, diante o desafio imerso para Educação, com o avanço da contaminação do novo Coronavirus, a Secretaria Municipal de Educação de Orizona – SMEO, descreve ações emergenciais para a continuidade do processo das aprendizagens tendo em vista as limitações impostas pelo distanciamento social almejando a conservação da saúde.

“Em poucos dias o que era um surto de gripe na China atingiu todo o mundo. Uma pandemia com consequências inimagináveis em pleno século 21.” (TOMAZINHO 2020)

Numa ação coletiva, optou -se pelo fechamento das escolas durante a pandemia, pela excepcionalidade da ocasião as escolas tiveram que se adaptar as novas formas de ensino de acordo com as possiblidades de suas redes.

Como ação emergencial surge o ensino remoto, em que Tomazinho (2020) descreve “Não estamos fazendo ensino ou educação à distância. Estamos praticando um Ensino Remoto Emergencial (ERE).”  Nas colocações do autor o que chama a atenção é, que nunca escolas e gestores tiveram que tomar decisões tão rápidas, em um cenário de incertezas em que todos são novatos. Do dia para noite o planejamento pedagógico pensado e debatido para o ano letivo de 2020 teve que ser engavetado, e situações de amparo ao essencial tiveram que ser repensadas.

• É ensino remoto: Porquê de fato professores e alunos estão impedidos por decreto do Ministério da Educação e Secretariais Estaduais e municipais de Educação de frequentarem escolas, evitando a disseminação do vírus, seguindo os planos de contingências orientados pelo Ministério da Saúde.

• É emergencial: Porque do dia para noite o planejamento pedagógico, pensado, debatido e estudado para o ano letivo de 2020 teve que ser engavetado.

O que normalmente levaria meses para ser pensado, teve que ser adaptado, ou seja, o modelo implementado agora segue numa dinâmica de reconstruir, testar, aprender, ajustar a cada dia, a cada aula, de semana a semana, considerando uma perspectiva enquanto persistir a pandemia.

Referências:

TOMAZINHO, P. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. Sindicato do Ensino privado, 2020. Disponível em:

Orizona

Fundação: 1850